Percepção de Agentes Comunitários de Saúde acerca do Projeto de Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde (PEP/ACS) em Viçosa, Minas Gerais

Dayse Carvalho Araújo, Beatriz Santana Caçador, Camila Ribeiro de Souza, Caroline Macedo Calegario dos Santos, Anderson Moreira de Mello, Thiara Borges Santos

Resumo


O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o elo principal entre o profissional da Estratégia de Saúde da Família e a comunidade. A instituição da Política de Educação Permanente, traz o professor como facilitador aprendizagem, permitindo, assim, que o conhecimento adquirido tenha significado e promova melhorias efetivas na pratica do educando. O objetivo deste trabalho é relatar a percepção de Agentes Comunitários de Saúde do município de Viçosa, Minas Gerais, acerca de oficinas de Educação Permanente realizadas pelo Projeto de Educação Permanente com Agentes Comunitários de Saúde (PEP/ACS), em Viçosa – MG. Fez-se uso de um questionário estruturado composto por três perguntas (o que me motiva a participar do PEP; qual o significado do PEP para mim; como o PEP pode ser melhor para mim). Dez ACS assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e responderam ao questionário, no mês de setembro de 2016. Os resultados demonstram que o PEP/ACS vem atingindo seu objetivo de promover educação permanente em saúde, instigando os ACS a análise crítica e reflexiva sobre a própria prática, a partir de suas experiências e observações sobre as necessidades de sua comunidade/bairro.


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