Código de Ética construído por professores de escola pública do município de Viçosa -MG

Roselaine da Cunha Barros, Sérgio Domingues

Resumo


Este trabalho é parte do percurso das ações ocorridas no projeto de extensão “Psicologia Escolar: conhecimento e inclusão social” do curso de Psicologia da UNIVIÇOSA junto a 12 professores de uma escola pública do município de Viçosa – MG. O objetivo foi conhecer o espaço da escola enquanto instituição, a percepção dos professores acerca dos alunos e a apropriação dialética professor/aluno. A fundamentação teórico/metodológica se baseou em autores e práticas da Psicologia Social, da Sociologia da Educação e da Psicologia da Escolar, tendo por alicerce as obras de autores como Serge Moscovici, Danillo Martuccelli, Marcelo Pereira, B. F. Skinner, Márcia Casella e Paulo Freire. Utilizou-se o método de Orientação na Investigação-intervenção de PEREIRA (2015) que se baseia na teoria heurística que a psicanálise desenvolve como uma técnica de: “recordar, repetir, elaborar”, processo no qual se buscou realizar uma apropriação da mesma para o modelo comportamental, integrando as teorias a fim de explorar novas possibilidades e alcançar os objetivos propostos. A demanda inicial da escola era o atendimento aos alunos, repetindo um modelo clínico já superado pela Psicologia Escolar Crítica, contudo a partir da análise institucional foi possível perceber a necessidade de trabalho com os professores. Adotou-se a “roda de conversa” como pesquisa/intervenção, a qual contemplou 23 encontros com os professores, sendo possível ter uma visão dialética acerca da queixa escolar, típica de um espaço difuso e permeado por contradições como a escola. O trabalho demandou aprofundamento teórico dada a complexidade dos temas, tornando-se tarefa desafiadora posto que provocou rupturas no discurso estabelecido e a partir daí se iniciaram as mudanças. Os resultados desses encontros foram a mudança do foco das relações com os alunos para as relações com os professores e a instituição escolar, o que foi materializado através da construção de um “Código de Ética e de Conduta” para a prática docente. O caminho percorrido na educação é complexo, entretanto foi possível perceber empenho dos professores e iniciativa para ações que favorecem a mudança. A partir dessa visão integrativa foi possível perceber a escola como um espaço coletivo, realçando a discrepância entre o esperado e a realidade social, as supostas liberdades de escolha, como se comportam os estudantes, em especial os adolescentes na atualidade. Dentre os temas apresentados ao longo das rodas de conversa se destacaram a angústia frente o processo educativo e o educando, a dimensão subjetiva do ser professor, a necessidade de maior entendimento de conceitos relacionados a escola tais como disciplina, respeito e bullying, o desafio de lidar e mudar com crenças já bastante enraizadas acerca do fazer docente e suas consequências. 

Palavras-chave: Roda de conversa, comportamento na escola, observação, orientação clínica, pesquisa-intervenção

 

Abstract: This work is part of the route of the actions that took place in "School Psychology: knowledge and social inclusion" extension project of the course of UNIVIÇOSA Psychology at the 12 teachers of a public school of Viçosa - MG. The objective was to know the school space as an institution, the perception of teachers about the students and the dialectic appropriation teacher / student. The theoretical / methodological foundation was based on authors and practices of Social Psychology, Sociology of Education and the School of Psychology, with the foundation works of authors such as Serge Moscovici, Danillo Martuccelli, Marcelo Pereira, BF Skinner, Marcia Casella and Paulo Freire . We used the guidance method in research-intervention PEREIRA (2015) which is based on heuristic theory that psychoanalysis develops as a technique of "recall, repeat, draw up" process in which it sought to achieve an appropriation of it to the behavioral model, integrating theories in order to explore new possibilities and achieve the proposed objectives. The school's initial demand was the assistance to students repeating a clinical model already overcome by the School Psychology Review, but from the institutional analysis was possible to realize the need to work with the teachers. It adopted the "conversation circle" as a research / intervention, which included 23 meetings with teachers, being possible to have a dialectical view about school problems, typical of a diffuse space and permeated by contradictions as the school. The work demanded theoretical development given the complexity of the issues, making it challenging task station which caused disruptions in the established discourse and from there began the changes. The results of these meetings were changing the focus of relations with students for relations with teachers and the school institution, which was materialized through the construction of a "Code of Ethics and Conduct" for teaching. The path in education is complex however was

possible to see the commitment of teachers and initiative for actions that favor the change. From this integrative vision was possible to perceive the school as a collective space, highlighting the discrepancy between the expected and the social reality, the supposed freedom of choice, how they behave students, especially teenagers today. Among the topics presented throughout the conversation circles stood forward the educational process anguish and the student, the subjective dimension of the teacher, the need for greater understanding of concepts related to school such as discipline, respect and bullying, the challenge of deal and change with beliefs already well rooted about making teaching and its consequences.

 

Keywords: Conversation wheel, behavior at school , observation , clinical guidance , intervention resear

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.