AVALIAÇÃO DO CONSUMO E CONHECIMENTO SOBRE ALIMENTOS DIET E LIGHT NA CIDADE DE PIRAÚBA, MG – BRASI

Ana Bárbara Inêz Martins, Ana Carolina Rocha, Letícia Fernandes de Souza, Renata Silva Diniz

Resumo


Os produtos light e diet com o passar do tempo ganharam um espaço muito grande nas prateleiras dos supermercados. Devido à variedade desses alimentos que tem como proposta a melhoria da estética, o consumo indevido é muitas vezes ocasionado pela falta de informações adequadas, o que pode gerar imensos riscos à saúde dos consumidores adeptos aos alimentos diet e light. Apesar da grande aceitação pelos consumidores, o nível de conhecimento sobre esses produtos ainda é pequeno. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo avaliar o consumo e o conhecimento dos usuários em relação aos produtos diet e light. Para isso, foi aplicado um questionário, no mês de setembro de 2015, no município de Piraúba – MG, constituído por 11 perguntas. A amostra

foi de 97 pessoas adultas, de ambos os gêneros com faixa etária de 30 a 59 anos. Observou-se que 43% dos entrevistados possuiam renda familiar de até 2 salários mínimos, o que pode justificar o baixo consumo relatado dos alimentos diet e light devido à diferença de valor quando comparado aos tradicionais. Além disso, somente 18 pessoas souberam informar corretamente o conceito de diet e light. Do total de entrevistados, 34% possuiam  nível fundamental completo e 12% nível superior, o que pode ser considerado um fator importante para a falta de informações corretas e para o consumo indevido. Com os resultados obtidos, foi possível concluir que é de extrema importância um melhor esclarecimento sobre os produtos light e diet para que haja um consumo consciente.

 

Palavraschave: Questionário, renda familiar, nível escolar.

 

Abstract: The light and diet products over time gained a very large space on supermarket shelves. Because of the variety of these foods that proposes improving the esthetic, the improper consumption is often caused by lack of proper information, which can cause huge health risks of supporters consumers diet and light foods. Despite the wide acceptance by consumers, the level of knowledge about these products is still small. Thus, this study aimed to evaluate the use and knowledge of users in relation to diet products and light. For this, a questionnaire was applied in the month of 2015 September, in the city of Piraúba - MG, consisting of 11 questions. The sample consisted of 97 adults of both genders aged 30-59 years. It was observed that 43% of respondents have a family income of up to

two minimum wages, which may explain the reported low consumption of diet and light foods due to the difference in value when compared to traditional. In addition, only 18 people knew properly inform the concept of diet and light. Of the total respondents, 34% have completed elementary level and 12% higher level, which can be considered a major factor in the lack of correct information and improper use. With the obtained results it was concluded that it is extremely important for a better clarification on the light and diet products so there is a conscious consumption.

 

Keywords: Questionnaire, family income, school level.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.