O USO DO DESENHO COM CRIANÇAS: ESTADO DA ARTE
Resumo
Resumo: O desenho está presente antes mesmo que a escrita fosse possível na humanidade, sendo, portanto, uma expressão arcaica e geral de comunicação da espécie. Tal referência indica a relevância que possui o desenho, principalmente para o entendimento do funcionamento das crianças, as quais ainda não apreenderam ou mesmo dominam a linguagem verbal integralmente para expressar emoções, pensamentos, vontades etc. Objetivou-se com esta pesquisa realizar um levantamento dos trabalhos psicológicos brasileiros publicados sobre o uso do desenho com crianças. Para tanto, foi utilizada a técnica de Estado da Arte, categorizando-se todos os estudos que se restringem a essa temática. Notou-se uma escassez da produção psicológica sobre o assunto, contabilizando 28 pesquisas. Essas foram ordenadas em categorias, como: ano de publicação, revista publicada, teste/técnica psicológica utilizada, tipo da amostra, público e aspecto avaliado. Concluiu-se que a escassez de produções, apesar de seu demasiado uso na clínica, denota uma necessidade de pesquisas nessa área, justamente para saber como tem sido utilizado o desenho com crianças, além de avalição das sensibilidades dos próprios instrumentos avaliativos.
Palavras–chave: Crianças; desenho; estado da arte; técnicas projetivas.
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