ESCOLA E FAMÍLIA

Thatiane Cardoso Pereira, Edlamar Zuleika Gouvêa Alcântara, Juliana Aparecida Vieira

Resumo


A tentativa de aproximação entre família/escola buscarever papéis tradicionais de família e escola a fim de melhorar ascondições de vida e educação das crianças. Essa parece ser umatendência histórica, quando nos deparamos com a realidade dafalta de uma educação de qualidade para todos. Uma participaçãorealmente ativa da família e da comunidade na escola requer aincorporação destes ao processo escolar em todos os níveis. Issosignifica participar do projeto escolar desde o diagnóstico até suaimplementação, execução e avaliação. Essa participação não serestringe ao espaço escolar, devendo ser contínua em casa. Dessaforma, a colaboração dos irmãos ou outros membros da família nostrabalhos da criança é um aspecto muito importante. Diante destecontexto, cabe questionar, que tipo de participação a família deveexercer na escola e como vem ocorrendo essa participação, pois, asociedade e o desenvolvimento caminham juntos. O que a famíliaespera da escola é uma aprendizagem significativa por parte deseus filhos. Esta aprendizagem significativa processa-se quandoum novo conteúdo (idéias ou informações) relaciona-se comconceitos relevantes, claros e disponíveis na estrutura cognitiva. Estes conceitos disponíveis são os pontos de ancoragem para aaprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.