AVALIAÇÃO DA AUTOMEDICAÇÃO EM ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA, MG
Resumo
O uso racional de medicamentos tornou-se um dos pilares da saúde pública. Nesse contexto, há grande preocupação com a prática de automedicação. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento dos acadêmicos do Curso de Farmácia de uma instituição de ensino superior de Viçosa, MG, em relação à prática da automedicação, comparando a postura dos iniciantes com a dos concluintes. Foi aplicado um questionário estruturado aos 55 discentes, sendo 20 ingressantes e 35 concluintes. Observou-se que 83,6 % são adeptos à automedicação, sendo a principaljustificativa já ter experiência com o medicamento; e 87,3 % consideram essa ação incorreta. Nas instituições de ensino, os alunos do Curso de Farmácia devem ser instruídos sobre o risco/benefício da automedicação, contribuindo para o uso racional de medicamentos e preservação da saúde da população.
Palavras-chave: automedicação; medicamentos; saúde pública; uso racional.
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