AVALIAÇÃO DA AUTOMEDICAÇÃO EM ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA, MG

Karen Vitor Carvalho, Laura Jorge Mol, Mariana Zinato Gomes, Gabriela Silva Santana, Rogério Pinto

Resumo


O uso racional de medicamentos tornou-se um dos pilares da saúde pública. Nesse contexto, há grande preo­cupação com a prática de automedicação. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento dos acadêmicos do Curso de Farmácia de uma instituição de ensino superior de Viçosa, MG, em relação à prática da automedicação, com­parando a postura dos iniciantes com a dos concluintes. Foi aplicado um questionário estruturado aos 55 discentes, sendo 20 ingressantes e 35 concluintes. Observou-se que 83,6 % são adeptos à automedicação, sendo a principaljustificativa já ter experiência com o medicamento; e 87,3 % consideram essa ação incorreta. Nas instituições de ensino, os alunos do Curso de Farmácia devem ser instruídos sobre o risco/benefício da automedicação, contribuindo para o uso racional de medica­mentos e preservação da saúde da população.

Palavras-chave: automedicação; medicamentos; saúde públi­ca; uso racional.


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