AVALIA????O DA AUTOMEDICA????O EM ACAD??MICOS DE FARMÁCIA DE UMA INSTITUI????O DE ENSINO SUPERIOR DE VI??OSA, MG

Karen Vitor Carvalho, Laura Jorge Mol, Mariana Zinato Gomes, Gabriela Silva Santana, Rogério Pinto

Resumo


O uso racional de medicamentos tornou-se um dos pilares da saúde pública. Nesse contexto, há grande preo­cupação com a prática de automedicação. O objetivo deste trabalho foi verificar o comportamento dos acadêmicos do Curso de Farmácia de uma instituição de ensino superior de Viçosa, MG, em relação à prática da automedicação, com­parando a postura dos iniciantes com a dos concluintes. Foi aplicado um questionário estruturado aos 55 discentes, sendo 20 ingressantes e 35 concluintes. Observou-se que 83,6 % são adeptos à automedicação, sendo a principaljustificativa já ter experiência com o medicamento; e 87,3 % consideram essa ação incorreta. Nas instituições de ensino, os alunos do Curso de Farmácia devem ser instruídos sobre o risco/benefício da automedicação, contribuindo para o uso racional de medica­mentos e preservação da saúde da população.

Palavras-chave: automedicação; medicamentos; saúde públi­ca; uso racional.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.