CORRELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE APRENDIZAGEM E ESTADO NUTRICIONAL: MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DE PRESSÃO À BARRA EM RATOS WISTAR COM VARIADAS DIETAS

Erlaine Chaves Machado, Sérgio Domingues, Môiiica Collossal, Maxwell dos Santos Pavione

Resumo


Por meio de revisão de periódicos, principalmente os da área da psicologia, percebeu-se a escassez de estudos que correlacionam desnutrição e aprendizagem, apesar de ser uma hipótese muito discutida, essa é, ainda, pouco pesquisada. A hipótese é de que haja correlação entre dificuldades de aprendizagem e desnutrição.Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa experimental realizada com 20 ratos albinos da raça Wistar, com variadas dietas, tendo como objetivo buscar correlações possíveis entre apren­dizagem e estado nutricional, por meio da modelagem do comportamento de pressão à barra, na caixa de Skinner. Os resultados obtidos evidenciaram que tanto ratos desnutridos quanto super alimentados apresentaram menor de­sempenho na pressão à barra, após aprendizagem, enquanto os de dieta equi­librada (grupo de controle) apresentaram o desempenho esperado segundo a literatura consultada.

Palavras-chave: aprendizagem; estado nutricional; dietas.


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