CORRELAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE APRENDIZAGEM E ESTADO NUTRICIONAL: MODELAGEM DO COMPORTAMENTO DE PRESSÃO À BARRA EM RATOS WISTAR COM VARIADAS DIETAS
Resumo
Por meio de revisão de periódicos, principalmente os da área da psicologia, percebeu-se a escassez de estudos que correlacionam desnutrição e aprendizagem, apesar de ser uma hipótese muito discutida, essa é, ainda, pouco pesquisada. A hipótese é de que haja correlação entre dificuldades de aprendizagem e desnutrição.Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa experimental realizada com 20 ratos albinos da raça Wistar, com variadas dietas, tendo como objetivo buscar correlações possíveis entre aprendizagem e estado nutricional, por meio da modelagem do comportamento de pressão à barra, na caixa de Skinner. Os resultados obtidos evidenciaram que tanto ratos desnutridos quanto super alimentados apresentaram menor desempenho na pressão à barra, após aprendizagem, enquanto os de dieta equilibrada (grupo de controle) apresentaram o desempenho esperado segundo a literatura consultada.
Palavras-chave: aprendizagem; estado nutricional; dietas.
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