ESTUDO COMPARATIVO DOS INDICADORES DE SINTOMAS DE ESTRESSE E ANSIEDADE ENTRE ESTUDANTES ENTRANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE PSICOLOGIA
Resumo
A entrada na educação superior é um momento marcante na vida dosestudantes Universitários, assim como a conclusão dessa etapa. Tanto entrantescomo concluintes confrontam-se com desafios de ordem pessoal, interpessoal,familiar e institucional. Tomando consciência dessas múltiplas questões queabordam a Educação Superior, tanto no processo de entrada quanto no deconclusão, é que esta pesquisa vem investigar a saúde dos estudantes universitários.Objetivaram-se com esta pesquisa revelar a presença ou a ausência de sintomase indicadores de ansiedade e estresse entre os grupos de estudantes entrantes econcluintes, especificamente osdo curso superior de Psicologia, e comparar osresultados. Para satisfazer estes objetivos, utilizaram-se testes psicológicos. Apesquisa contou com 24 entrantes e 24 concluintes. Os resultados indicaram queos entrantes apresentaram sintomas de ansiedade em níveis mais altos do queos concluintes, enquanto os concluintes, os de estresse. Inferiu-se, com base nosresultados, que uma das influências sobre esses níveis mais altos de ansiedade entreos entrantes deve-se à expectativa sobre o curso e que os sintomas de estresse sobreos concluintes se devem à tensão pela futura entrada no mercado de trabalho,aos questionamentos relacionados ao plano de vida e à sensação de despreparodiante do mercado profissional. Propôs-se que serviços se estabeleçam para essapopulação específica, como plantão psicológico, grupos de dinâmicas, orientaçãoprofissional. A partir de maior atenção a essa parcela da população, é possível quese estabeleça um ambiente saudável à vida acadêmica.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.