CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DE CAROLINA M. BORI NO CENAFOR
Resumo
A Análise do Comportamento (AC) é uma teoria que estuda o comportamento humano a partir da interação do organismo com o ambiente no qual está inserido para assim entender como o ambiente determina seus comportamentos. Por sua vez, a Psicologia da Educação é uma área da Psicologia que tem como foco a produção de conhecimentos sobre os fenômenos psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. A seleção de respostas operantes por suas consequências está na base do processo de educação, que por sua vez depende da promoção de contingências que facilitem a aprendizagem. Porém, para ensinar é necessário que os futuros docentes adquiram as habilidades necessárias para programar as contingências facilitadoras da aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo investigar como a Análise do Comportamento pode contribuir para a formação de professores a partir da experiência da Psicóloga Carolina Martuscelli Bori, no CENAFOR – Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional. Nossa hipótese é que a Análise do Comportamento contribuiu apontando caminhos teóricos, além de propor modelagens por aproximações sucessivas e o uso do reforço positivo, para o desenvolvimento de práticas eficientes a serem incorporadas ao repertório pedagógico dos professores. O trabalho foi desenvolvido com base em uma revisão bibliográfica integrativa sobre a AC e como Carolina M. Bori a utilizou no processo de formação de professores no CENAFOR. O curriculum vitae lattes da professora Carolina M. Bori, registrado na plataforma Lattes do CNPq, também foi estudado para traçar sua trajetória profissional como formadora de professores. O material bibliográfico estudado corrobora nossa hipótese. A AC tem importantes contribuições para a formação de professores de ensino fundamental porque permite que esses examinem suas práticas pedagógicas e tragam para a sala de aula um melhor entendimento das contingências do processo ensino-aprendizagem. A identificação das condições antecedentes e consequentes, bem como do estabelecimento de objetivos precisos e relevantes para o ensino são fatores importantes para se atingir os comportamentos esperados dos alunos e para que esses comportamentos sejam mantidos.
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