CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO NO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA

Ana Caroline de Souza Cassini, Ana Paula Cornélio da Costa, Raquel Lopes de Freitas, Sérgio Domingues

Resumo


Este trabalho tem por finalidade apresentar os
conceitos desenvolvidos pela análise aplicada do comportamento,
fundamentada no Behaviorismo Radical, e analisar como eles
explicam os processos de aprendizagem em um estudo de caso
envolvendo uma criança de 8 anos, previamente diagnosticada como
disléxica, por uma equipe de múltiplos profissionais, envolvendo
profissionais da área da pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e
neurologia. Este relato está fundamentado na revisão de literatura
sobre análise aplicada do comportamento e aprendizagem do
comportamento de leitura e escrita. A segunda etapa consistiu na
observação participativa, a qual ocorreu a partir da interação com
educadores e pais da criança. Percebeu-se que a relação da criança
com os pais influencia diretamente em seus comportamentos em
casa e na escola, especialmente os relacionados as dificuldades de
leitura e escrita. Com este estudo fica evidente a importância de uma
equipe multidisciplinar e uma relação familiar reforçadora para o
desenvolvimento e o processo de aprendizagem de uma criança tais
comportamentos.


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