CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO NO DIAGNÓSTICO DE DISLEXIA
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar os
conceitos desenvolvidos pela análise aplicada do comportamento,
fundamentada no Behaviorismo Radical, e analisar como eles
explicam os processos de aprendizagem em um estudo de caso
envolvendo uma criança de 8 anos, previamente diagnosticada como
disléxica, por uma equipe de múltiplos profissionais, envolvendo
profissionais da área da pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e
neurologia. Este relato está fundamentado na revisão de literatura
sobre análise aplicada do comportamento e aprendizagem do
comportamento de leitura e escrita. A segunda etapa consistiu na
observação participativa, a qual ocorreu a partir da interação com
educadores e pais da criança. Percebeu-se que a relação da criança
com os pais influencia diretamente em seus comportamentos em
casa e na escola, especialmente os relacionados as dificuldades de
leitura e escrita. Com este estudo fica evidente a importância de uma
equipe multidisciplinar e uma relação familiar reforçadora para o
desenvolvimento e o processo de aprendizagem de uma criança tais
comportamentos.
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