ANÁLISE ERGONÔMICA DE INSTRUTORES DE AUTOESCOLA

YANNA KAROLINE SANTOS DA COSTA, MONIQUE DE SOUZA MOTA, HELLEN MARTINS DA SILVEIRA

Resumo


As aplicações dos métodos ergonômicos nos setores de trabalho tornam-se cada vez mais evidentes. As empresas buscam gradativamente a qualidade de vida dos trabalhadores para melhores desempenhos no posto de trabalho e produção com eficiência. Dentre as várias normas regulamentadoras – NR, a NR 17 (Ergonomia) estabelece algumas exigências, visando, o conforto do ambiente de trabalho para o trabalhador. Dentro deste contexto, foi aplicado um questionário em 10 instrutores de trânsito em duas autoescolas das cidades de Ubá e Tocantins – MG, objetivando identificar os riscos ergonômicos presentes na execução do trabalho destes profissionais, e propor medidas para melhorar à saúde e o bem-estar destes funcionários. Conclui-se que, a maior queixa dos profissionais é o desgaste mental e a repetitividade da tarefa, gerando fadiga e estresse no trabalho. As condições do ambiente como temperatura, ruído, vibração e iluminação, mesmo para instrutores que trabalham durante a noite, não interferem nas condições de trabalho, fato relatado durante a época de inverno. Mesmo não havendo reclamações físicas e das condições do ambiente, as pausas regulares durante o trabalho é de grande importância para minimizar o desgaste mental durante a execução da atividade e devido à mesma ser realizada na posição sentada.


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