A UTILIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SAEP COMO INDICADOR DE QUALIDADE NO APRIMORAMENTO DA MSEP
Resumo
O presente estudo buscou analisar a utilização do resultado do Sistema de Avaliação da Educação Profissional - SAEP, como indicador de qualidade educacional, com vistas ao aprimoramento da prática da Metodologia Senai de Educação Profissional no ensino profissional e tecnológico. O embasamento teórico foi construído acerca dos objetivos específicos, a saber: Contextualizar o SAEP (conceito, histórico e objetivos); analisar a prática da Metodologia SENAI; verificar de que modo, o docente utiliza os dados apresentados pelo SAEP para aprimorar sua prática em sala de aula. A metodologia utilizada teve caráter exploratório com base em referenciais bibliográficas e pesquisas de campo realizada com docentes do SENAI dos estados – Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins. Para a realização da pesquisa foram aplicados questionários quantitativos aos docentes. A partir da análise dos dados foi possível perceber que a maioria dos docentes embora reconheçam a importância dos resultados da Avaliação para a melhoria da prática docente à luz da Metodologia SENAI de Educação Profissional - MSEP, não a utilizam efetivamente.
Palavras-chave: Educação Profissional; Prática Docente; SAEP; Avaliação; Indicadores
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.