QUESTIONÁRIO DE VIVÊNCIA ACADÊMICA QVA-R: ADAPTAÇÃO DO ESTUDANTE AO ENSINO SUPERIOR, A SUA SATISFAÇÃO NA ESCOLHA DO CURSO E RENDIMENTO ACADÊMICO
Resumo
Participaram desta pesquisa 225 estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa UNIVIÇOSA/FAVIÇOSA dos seguintes cursos: Administração; Enfermagem; Farmácia; Nutrição; Medicina Veterinária; Psicologia e Tecnologia em Processos Gerenciais. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r). Os resultados demonstraram que os estudantes se encontraram adaptados nas cinco dimensões: pessoal; interpessoal; carreira; estudo e institucional. Os dados mais significativos mostraram maiores dificuldades de adaptação nas dimensões estudo e principalmente pessoal, cujas vivências são relativas a questões de organização pessoal para os estudos, estabilidade emocional, afetiva, bem-estar físico e psicológico. Os discentes manifestaram-se mais adaptados às variáveis relacionadas à carreira, à instituição e aos colegas. Quanto às correlações do QVA-r com o coeficiente acadêmico foi possível observar os dados estatisticamente significativos entre o rendimento acadêmico e as subescalas do QVA-r foram nas variáveis, pessoal e estudo. Pode-se concluir a partir desses resultados que a dimensão carreira (satisfação com a escolha do curso) não influenciou no rendimento acadêmico dos estudantes e sim a dimensão estudo r = 0,349 e principalmente a pessoal r = 0,77, também foram estas dimensões que apresentaram dificuldade de integração deles ao ensino superior.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.