Matriz BCG e análise SWOT: aplicação em uma Instituição de Ensino Superior Privado

Brener Filipe Feijó Torres, Maria Clara Sampaio Fonseca Gomes, Tomás Lopes de Freitas, Kerla Fabiana Dias Cabral

Resumo


O principal objetivo de marketing é identificar as necessidades, desejos e valores de um determinado mercado alvo, e moldar a organização para que esta consiga proporcionar as satisfações desejadas com maior eficiência e eficácia do que seus concorrentes. Dessa forma, este artigo teve como objetivo analisar o desempenho da organização frente as suas atividades do setor de Marketing e sobre seus serviços prestados. Para tal foi realizado um estudo de caso além da utilização das ferramentas de marketing Matriz BCG e Análise SWOT para o alcance dos objetivos. Dentre os principais resultados observou-se que a empresa possui em seus serviços aquele que se destaca com uma alta participação no mercado e um alto crescimento nas vendas, entretanto também foi identificado um serviço que apresenta um crescimento real de vendas bastante lento. Conclui-se que através das análises de marketing realizadas a empresa tem a possibilidade de verificar através do seu composto de marketing quais serviços a mesma deve investir maiores recursos ou até mesmo o retirar do mercado.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.