Indicadores éticos de bem-estar animal e utilização de animais em ensino e pesquisa segundo acadêmicos do curso de medicina veterinária da faviçosa

Tácio Rodrigues Ladeira, Alessandra Sayegh Arreguy Silva, Adriano França Cunha, Sávio Guimarães Britto

Resumo


A crescente preocupação com o ensino de qualidade e uma formação técnica adequada dos estudantes de Medicina Veterinária, com conhecimentos teóricos e práticos sedimentados, se depara com a necessidade da adequação do ensino e pesquisa com o Bem Estar Animal. Esta pesquisa se justifica devido ao fato da importância de se conhecer quem é o ingressante do curso, com relação ao seu conhecimento de Bem Estar Animal e seus anseios em relação às aulas do curso com a utilização de animais, assim como também os futuros médicos veterinários que já tiveram aulas com animais. O objetivo desse trabalho foi investigar entre estudantes de graduação do curso de Medicina Veterinária da FAVIÇOSA qual sua visão sobre a utilização de animais em ensino e pesquisa e qual seu conceito e experiência de bem estar animal. Os resultados obtidos sinalizaram a necessidade de uma mudança de paradigma quanto aos métodos utilizados através de animais vivos em ensino e pesquisa e o bom conhecimento que os estudantes entrevistados possuem de bem estar animal. Percebeu-se, ademais, que há uma preocupação crescente dos estudantes, sendo necessária a observação quanto à utilização métodos alternativos e sua efetividade no propósito almejado. Assim, a utilização de animais vivos no ensino deve ser realizada desde que essa utilização seja de forma a satisfazer o bem estar dos animais mantidos sob o controle da intervenção humana.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.