Habilidades Sociais: diferença entre sexo e nível escolar

Kellen Nayara de Souza, Melyne Dias Vieira, Nelimar Ribeiro de Castro

Resumo


O presente estudo objetivou verificar diferenças de média entre sexo e nível escolar, refletindo sobre Habilidades Sociais e suas implicações em relacionamentos interpessoais saudáveis. Para tanto, participaram da pesquisa 145 trabalhadores do sexo feminino e masculino, com idades variando de 18 a 61 anos, e escolaridade média e superior. O instrumento foi aplicado de forma individual. Diante dos resultados constatou-se que as mulheres da amostra possuem maiores habilidades na expressão de sentimentos positivos e afirmação da autoestima em comparação aos homens. Nos demais fatores do IHS não foram verificadas diferenças de média significativas quanto ao sexo. Em relação ao nível de escolaridade, respondentes do ensino superior apresentam maior capacidade para lidar com situações interpessoais que demandam assertividade, afirmação e defesa de direitos quando comparados aos participantes que possuem apenas o ensino médio.  Os resultados demonstraram que este público possui um repertório de habilidades mais amplo para manejar situações que demandam ???traquejo social???, expressão de afeto positivo, e afirmação da autoestima em comparação aos trabalhadores do ensino médio. Em contraposição, estes exibiram maiores habilidades na abordagem de pessoas desconhecidas, e manejo de situações ainda não vivenciadas, tais como fazer apresentações a pessoas desconhecidas, pedir favores, ou fazer perguntas, o que pode estar relacionado à hierarquia de necessidades.


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