Relação entre a autoeficácia e a motivação acadêmica

Melyne Dias Vieira, Nelimar Ribeiro de Castro

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo investigar as relações entre a motivação acadêmica e as crenças de autoeficácia em estudantes do ensino fundamental. Participaram deste estudo 102 crianças de ambos os sexos, entre 8 a 10 anos de idade, alunos de 3ª, 4ª e 5ª ano escolar, de uma escola da rede pública de Paula Cândido. Os estudantes responderam a uma escala de motivação para aprender e a um roteiro de avaliação do senso de autoeficácia. A aplicação dos instrumentos ocorreu de forma coletiva, realizada nas salas de aulas dos alunos e somente com aqueles cujos pais haviam autorizado. Os resultados revelam uma correlação positiva e significativa entre a autoeficácia e a motivação intrínseca. Também foi encontrada uma correlação negativa e significativa entre autoeficácia e motivação extrínseca. A partir dos resultados encontrados estabelecer estratégias de intervenção, tendo em vista o aumento do senso de autoeficácia dos alunos, assim realizando maiores pesquisas.


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