Gestão da qualidade: um estudo de caso da melhoria organizacional e do processo produtivo por meio da ferramenta 5S

Raphael Henrique Teixeira da Silva Teixeira da Silva, Daniela Carine Ramires de Oliveira

Resumo


O conceito de controle de qualidade está cada vez mais presente na realidade das empresas, afinal, este conceito é responsável por melhorias contínuas, aumento de lucros e, consequentemente, garantia no mercado competitivo. Existem vários métodos ou técnicas consolidadas na literatura capazes de modificar a realidade indesejável de várias organizações de diversos setores. Muitas empresas estão consolidadas no mercado, mas não apresentam controle, programação e planejamento. Tais fatores dificultam a sua expansão e permitem falhas relacionadas ao processo e até mesmo à cultura organizacional. O programa 5S ganha destaque na literatura, por possuir simples aplicação, entretanto, difícil de ser consolidado. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor a implantação do programa 5S em uma panificadora. A mesma está consolidada no mercado e não tem uma cultura de gestão da qualidade dentro da empresa. Existem diversas lacunas com relação à estruturação do local de trabalho e as ferramentas de trabalho.  Além de desmotivação dos funcionários e conflitos por disputa de local de trabalho. Por isso, foram necessários diversos treinamentos aos funcionários para que a mudança de cultura fosse realizada com êxito. As mudanças propostas baseadas nos ensinamentos propostos pelo programa 5S foram satisfatórias e acarretaram em resultados pertinentes para a panificadora. 


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