Educação Nutricional Para Idosos Institucionalizados na cidade de Viçosa - MG

Thatiane do Vale Coutinho, Eliene da Silva Martins Viana, Sarah Rodrigues, Sara Viana Macedo, Claudiane Teixeira Lopes, Natâni Sthefani Ferreira Faria

Resumo


A educação nutricional vem como um modo de ajudar os idosos a enxergar a alimentação saudável de uma forma lúdica, mas aproximando da realidade em que vivem, pois nesta fase da vida o autocuidado é uma forma importante de se manter com a mente e o corpo mais saudáveis. Com esta visão, o estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e aplicar atividades de educação nutricional para idosos institucionalizados na cidade de Viçosa – MG. Os principais aspectos avaliados foram estado nutricional e rotina alimentar dos idosos. Após avaliação antropométrica, foram elaboradas e executadas atividades lúdicas relacionadas a nutrição, como jogos, brincadeiras e vídeos. Participaram 28 institucionalizados, sendo 21 do sexo feminino (75%) e 7 do sexo masculino (25%). Foram abordados os seguintes temas nas atividades educativas:  hipertensão arterial e alimentação saudável. Durante os encontros foi notório que as práticas educativas abordadas foram importantes para reforçar o conhecimento prévio dos idosos sobre o que é ter uma boa alimentação, além da promoção de tardes agradáveis e momentos de diversão dentro da instituição. Ao longo de todas as atividades todos os idosos envolvidos participaram, mesmo com algumas limitações, interagiram, além de já possuírem um conhecimento sobre os alimentos. Ficou claro que sabem o que não é bom consumir e o que é mais saudável, mesmo não gostando muito. Ou seja, a necessidade de uma melhor saúde é essencial, sendo importante a educação nutricional para reduzir os riscos de desnutrição e promover um melhor envelhecer para os idosos.


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