Avaliação de um programa de educação nutricional em uma creche particular
Resumo
A Educação Alimentar Nutricional é uma ferramenta importante para promover modificação nos hábitos alimentares, inclusive de crianças. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de um programa de educação Nutricional em uma creche privada do município de Ervália, Minas Gerais. Trata-se de um estudo transversal, utilizando uma estatística descritiva. A pesquisa foi realizada no período de julho a dezembro de 2015, com amostra composta por crianças com faixa etária entre 1 a 6 anos de idade. Realizou-se uma avaliação antropométrica das crianças para o diagnóstico inicial do estado nutricional das crianças e após esta avaliação foram estabelecidas as atividades de Educação Nutricional. Ao realizar a primeira avaliação antropométrica das crianças, verificou-se que de acordo com OMS/2007 38,1 % (n=8) apresentaram-se eutróficas, 23,8% (n=5) se encontraram em sobrepeso e 38,1 % (n=8) em obesidade. Após a realização das atividades educativas observou-se que 47,05% (n=16) crianças encontravam-se eutróficas, 26,47% (n=9) com sobrepeso e 26,47% (n= 9) com obesidade. O envolvimento das crianças nas atividades foram de forma significativa, o que favoreceu a aprendizagem com relação à alimentação adequada e saudável. Conclui-se que o projeto implantado foi eficaz com as ações propostas e a importância do profissional Nutricionista no ambiente foi outro fator significativo.
Palavras–chave: Alimentação Saudável, Atividades Lúdicas, Crianças
Abstract: The Food Nutrition Education is an important tool to promote change in eating habits, even in children. This study aims to assess the impact of a nutritional education program in a private kindergarten in the city of Ervália, Minas Gerais. This is a cross-sectional study, using descriptive statistics. The study was conducted from July to December, 2015, with a sample of children aged between 1-6 years old. Anthropometric assessment of children was conducted for the initial diagnosis of nutritional status and then the activities of Nutrition Education were established. When performing the first anthropometric measurements of children, it was found that, according to WHO/2007, 38.1% (n=8) were eutrophic, 23.8% (n=5) were overweight and 38.1% (n=8) were obese. After conducting the educational activities, it was observed that 47.05% (n=16) of children were eutrophic, 26.47% (n=9) were overweight and 26.47% (n=9) were obese. The involvement of children in activities was significantly favorable, benefiting learning about proper and healthy eating. In conclusion, the implemented project effectively reached the proposed actions and the presence of a Nutritionist in the environment was another significant aspect.
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Keywords: Children, Healthy Eating, Recreational Activities.Texto completo:
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