ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRÂNIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Rodrigo Pereira, Ramon Repolês, Andrês Valente Chiapeta, Per Christian Braathen, Rogério Pinto

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivocomparar autilização de modelo de crânio humano, confeccionado artesanalmente em gesso,com peça de crânio humano e sintético, em uma instituição de Ensino Superior. A confecção do modelo artesanal do crânio ocorreu no Laboratório de Anatomia Humana da Instituição, com o auxílio de atlas de anatomia humana, para verificação das estruturas ósseas, durante a fase de modelagem e acabamento. A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a março de 2015, após aprovação do Comitê de Ética “Sylvio Miguel”, sob número de protocolo 059/2014-II. Participaram da pesquisa 175 alunos, regulares em cursos da área da saúde, que possuíam a disciplina de anatomia em sua grade curricular. Estes participantes foram divididos em dois grupos experimentais e responderam perguntas sobre aceitação e melhorias no aprendizado com o uso do modelo proposto e também foram avaliados em testes para medir o conhecimento adquirido. Verificou-se predileção dos alunos pelo crânio artesanal para seus estudos. Com relação às provas práticas dos alunos, não houve diferença significativa entre os grupos analisados com relação às notas. Não foi verificada diferença significativa das notas obtidas entre os grupos de alunosem virtude do uso do crânio artesanal (gesso), humano e sintético. O modelo de crânio humanoconfeccionado artesanalmente em gesso configura-se como ótimo recurso para o ensino de anatomia humana pelo baixo custo apresentado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.