O TESTE LIMIAR 72 DE HELENA ANTIPOFF: ESTUDOS PRELIMINARES
Resumo
A avaliação psicológica permite a integração teórica e prática, em que a teoria pode ser testada e aprimorada, contribuindo para a evolução do conhecimento e material científico da Psicologia. O Limiar 72 serve para que crianças possam ser avaliadas dentro de sua realidade, pois analisa as condições da maturidade para a aprendizagem escolar e o nível mental das crianças em idade escolar. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o nível de dificuldade de cada questão do teste, o desempenho individual, absoluto e relativo de cada discente, bem como confrontar o desempenho dos discentes tendo em vistas os três níveis de ensino pré-escolares. O Limiar 72 contém trinta questões em que a criança é estimulada a pensar e dar respostar sobre objetos, sensações e situações relacionadas com o seu cotidiano. Instrumentos auxiliares foram: palitos e caixas de fósforos vazias, uma chave de porta, lápis e folha de respostas. Realizaram-se análises univariadas (análise descritiva, análise de variância e teste comparativo de médias) e multivariadas (componentes principais e análise de fatores). A análise dos dados permitiu entender melhor o instrumento criado por Helena Antipoff, Limiar 72, bem como validá-lo de acordo com a realidade local. O nível de dificuldades das questões foi realçado, grupos de discente com deficiência de aprendizagem foram identificados e os componentes das habilidades foram expressos por conjuntos de questões mensuradas.
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