APROPRIAÇÕES DOS EXERCÍCIOS DE ORTOPEDIA MENTAL DE ALFRED BINET POR HELENA ANTIPOFF
Resumo
Estudos recentes sobre programas de estimulação cognitiva têm negligenciado o programa de Alfred Binet e Aristide Belot, intitulado “ortopedia mental”. Nota-se, na atualidade, a necessidade de novas ferramentas que auxiliem profissionais da educação a efetivar uma política de inclusão eficaz, que viabilize o aprendizado de todos. Entende-se que a retomada dos estudos sobre esse programa, adaptado para a realidade brasileira por Helena Antipoff e Naitres Resende, em 1934, pode se mostrar de grande valia ao resgatar a história de um importante programa de estimulação cognitiva, permitindo verificar sua atualidade e suas possibilidades de aplicação, a fim de facilitar, enquanto recurso pedagógico, a inclusão de estudantes com dificuldades de aprendizagem. Esta pesquisa configura- se como revisão histórica, realizada através da análise documental em diferentes arquivos no Brasil, entre eles o Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff e os Arquivos Brasileiros de Psicologia – Sessão UFMG. Possíveis resultados da pesquisa são a retomada da ortopedia mental como recurso para educadores e psicólogos a fim de facilitar a inclusão escolar.
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