EVOLUÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO EM UM HOSPITAL DE VIÇOSA-MG, NOS ANOS DE 2013 E 20141
Resumo
A mensuração da qualidade dos serviços oferecidos pelos hospitais é realizada através de diversos indicadores que servirão de norte para planejamento, organização, coordenação, avaliação/controle das atividades executadas no hospital e apresenta como objetivo garantir a eficiência nas rotinas diárias, maior capacidade de análise de processos, além da melhoria clínica e de qualidade de vida do paciente; neste sentido, o presente estudo procurou avaliar os indicadores de qualidade do setor de nutrição clínica de um hospital do município de Viçosa, MG nos anos de 2013 e 2014. Foi realizada coleta de dados da triagem nutricional no prontuário de todos os pacientes, independente de sexo e faixa etária, sendo a triagem realizada rotineiramente pelo setor de nutrição clínica do hospital após 24 horas de admissão hospitalar. Os indicadores avaliados mensalmente apresentaram os seguintes resultados: IMPT 93,8 ± 5,4% em 2013 e de 96,4 ± 6,2% em 2014; IPOD 32,6 ± 5,2% em 2014 e em 2013 43,9 ± 9,0%; IPRN em 2014 22,8 ± 5,4 e em 2013 27,1 ± 5,1; IPR em 2013 11,2 ± 3,3 e em 2014 8,8 ±6,0; IPAN em 2013 e 2014: 45,2 ± 14,6% e 53,6 ± 14,3% respectivamente; ID 7,7 ± 4,6 e IE 1,4 ± 1,2 em 2014; IMG 18,2 ± 5,9% e IMG1 2,8 ± 4,4% em 2014. Conclui-se que é de elevada importância a avaliação periódica dos indicadores de qualidade do serviço de nutrição clínica, uma vez que, através deles, pode-se verificar a efetividade de ações desenvolvidas, além de permitir a identificação de erros para a melhoria do atendimento ao paciente das condições gerais da unidade hospitalar.
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