AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DE FERRO, CÁLCIO, VITAMINA A E VITAMINA C DA MERENDA OFERTADA A PRÉ-ESCOLARES EM UM CENTRO EDUCACIONAL PÚBLICO DE VIÇOSA, MG

Jaqueline Miranda Lopes, Eliane de Fátima Nunes Zanelato, Simone Angélica Meneses Torres Rocha, Cristiane Sampaio Fonseca, Raquel Duarte Moreira Alves

Resumo


O crescimento e o desenvolvimento de uma criança estão intimamente relacionados ao seu estado nutricional. Considerando essa premissa, o objetivo deste trabalho foi avaliar a ingestão de ferro, cálcio, vitamina A e vitamina C em pré-escolares de uma instituição pública de Viçosa, MG. Foi realizado um estudo com 44 pré-escolares, entre 2 e 4 anos, que permanecm na escola em período integral. Avaliaram-se o peso e a altura, bem como a ingestão alimentar no período de três dias. Com relação aos resultados da pesquisa, observou-se que 36 crianças (81,8%) apresentavam estatura adequada para sua idade. O risco de sobrepeso estava presente em mais de 30% das crianças e mais que 30% apresentavam excesso de peso. Em média, os participantes ingeriram 33,6% das necessidades calóricas no período em que permaneceram na escola, em concordância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sem atingir o preconizado para carboidratos, proteínas, lipídeos, cálcio e ferro. A ingestão de vitamina A e C apresentaram-se de acordo com o PNAE. Por outro lado, segundo as recomendações nutricionais, a ingestão de ferro e cálcio foi classificada como tendo 70% e 98% de probabilidade de inadequação, respectivamente. Já para a vitamina A e C, verificou-se, em média, 70% e 50% de probabilidade de adequação, respectivamente. Conclui-se que há necessidade de melhoria da qualidade nutricional das refeições servidas aos pré-escolares avaliados, visando não só minimizar carências nutricionais, bem como promover uma alimentação saudável preventiva de doenças crônicas não transmissíveis.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.