CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA COMO SUPORTE NO LETRAMENTO

Virginia Maria Chaves Alves, Luci Fagundes Oliveira, Sergio Domingues

Resumo


Resumo: Uma classe de 14 alunos, com idade variando entre cinco e seis anos, de uma escola pública de Viçosa, MG, foi dividida em dois grupos de sete alunos, um grupo como controle e outro onde as crianças foram submetidas a um programa de estimulação da consciência fonológica, por oito semanas em duas sessões semanais de 45 min, perfazendo um total de 12 h. A consciência fonológica foi trabalhada por meio da leitura de estórias; das parlendas e rimas; da aplicação de jogos para ampliar o vocabulário; e da interpretação de imagens e reconhecimento dos fonemas visando auxiliar no letramento.  Antes e após o termino da estimulação fonológica, todas as crianças foram avaliadas pelo teste Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS). Observou-se que todas as sete crianças que tinham sido submetidas ao programa de estimulação fonológica tiveram as pontuações no reteste aumentadas, o que não foi observado no grupo-controle.

Palavras-chave: Consciência fonológica; escola pública; CONFIAS; e estimulação.

 


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