INDICADORES DE QUALIDADE DA TERAPIA NUTRICIONAL EM HOSPITAL DE VIÇOSA
Resumo
Resumo: A mensuração da qualidade dos serviços oferecidos pelos hospitais é feita pelos diversos indicadores, que servem para nortear o planejamento, a organização, a coordenação, a avaliação/controle das atividades executadas no hospital, apresentando como objetivo garantir a eficiência nas rotinas diárias, maior capacidade de análise de processos, além da melhoria clínica e de qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, este estudo procurou avaliar os indicadores de qualidade do setor de nutrição clínica de um hospital do município de Viçosa, MG, em 2013. Foi feita a coleta de dados da triagem nutricional no prontuário de todos os pacientes, independentemente de sexo e faixa etária, sendo a triagem realizada rotineiramente pelo setor de nutrição clínica do hospital, após 24 h de admissão hospitalar. Os dados coletados anteriormente pela nutricionista do local também foram utilizados. Os indicadores avaliados mensalmente apresentaram os seguintes resultados: IMPT 93,76 ± 5,36; IPAN 45,21 ± 14,61; IPRN 27,12 ± 5,07; IPOD 43,90 ± 8,95; IPSO 16,68 ± 6,58; IPR 11,19 ± 3,28; IPTN 38,49 ± 7,33; IPNT 11,09 ± 13,26; e IPJI 4,19 ± 5,51. Concluiu-se que é de elevada importância a avaliação periódica dos indicadores de qualidade do serviço de nutrição clínica, uma vez que por meio deles pode-se verificar a efetividade de ações desenvolvidas, além de permitir a identificação de erros para a melhoria do atendimento ao paciente das condições gerais da unidade hospitalar.
Palavras–chave: Mensuração; nutrição clínica; e qualidade de atendimento.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.