EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSTRUINDO CAMINHOS

Laís Silveira Rodrigues, Mônica Collossal, Anna Claudia Eutrópio Batista d’Andrea

Resumo


Durante a maior parte da História da Humanidade oportador de deficiência foi marginalizado. Tentando minimizar asituação da exclusão no Brasil, a Educação Especial programoudeterminados mecanismos para categorizar o portador dedeficiência, não escapando esse da rotulação. O principiofundamental da educação inclusiva consiste em que todas ascrianças devem aprender juntas, não importando quais dificuldadesou diferenças elas possam ter. Diante disso, as escolas inclusivasdevem reconhecer as necessidades de todos os alunos, adaptaremseaos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem, assegurandorespostas educacionais por meio de um currículo flexível, boaorganização escolar, diversificação e entrosamento com suascomunidades. O professor que aprende a trabalhar com osdesequilíbrios/equilíbrios ganha muito em termo de interação comos alunos, pois todos são especiais.

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