A INTERPRETAÇÃO DOS SINTOMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG

Carla Suely Coutinho Amaral, Lênia Momesso César Almeida, Leila Márcia Sant'Ana Ferreira, Simonia Pires Zambelli Oliveira, Maria Tereza Brandi, Sérgio Domingues

Resumo


O objetivo deste estudo é identificar a interpretação, por parte dos profissionais das instituições de ensino superior do município de Viçosa, de alguns fenômenos contemporâneos, como consumismo, relativismo ético, pluralismo, hedonismo e narcisismo. Adotou-se o emprego metodológico de amostra­gem por saturação empírica, com questionário semiestrutu- rado. Durante 45 dias, foram distribuídos, aleatoriamente, 78 questionários impressos ou por correio eletrônico. A partir de uma amostragem (seis questionários) representada por 0,65% do total de docentes, resolveu-se modelar a pesquisa atual num projeto piloto com análise quanti-qualitativa. Observou- se que 50% dos respondentes concordaram plenamente com os sintomas contemporâneos, 29% concordaram parcialmen­te, outros 15% não concordaram e 6% não se posicionaram ou não compreenderam a questão. As respostas demonstra­ram tendência heterogênea e apresentaram vários conceitos subjetivos diferenciados. Constatou-se, no resultado final, que os docentes interpretam e compreendem nitidamente a maio­ria dos sintomas contemporâneos, potencializando resistência diante das tendências pós-modernas. Esses enfatizaram que a atitude reflexiva pode gerar fortalecimento do processo identi- tário e possíveis mudanças consistentes. Concluiu-se que, por meio da atuação profissional, os professores podem interferir no pensamento do estudante e fomentar uma reflexão que di­ficulte a instalação dos sintomas contemporâneos no modo de viver desse aluno, fortalecendo a constituição da subjetivida­de do sujeito.

Palavras-chave: pós-modernidade; subjetividade; constru­ção.


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