A INTERPRETAÇÃO DOS SINTOMAS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA, MG
Resumo
O objetivo deste estudo é identificar a interpretação, por parte dos profissionais das instituições de ensino superior do município de Viçosa, de alguns fenômenos contemporâneos, como consumismo, relativismo ético, pluralismo, hedonismo e narcisismo. Adotou-se o emprego metodológico de amostragem por saturação empírica, com questionário semiestrutu- rado. Durante 45 dias, foram distribuídos, aleatoriamente, 78 questionários impressos ou por correio eletrônico. A partir de uma amostragem (seis questionários) representada por 0,65% do total de docentes, resolveu-se modelar a pesquisa atual num projeto piloto com análise quanti-qualitativa. Observou- se que 50% dos respondentes concordaram plenamente com os sintomas contemporâneos, 29% concordaram parcialmente, outros 15% não concordaram e 6% não se posicionaram ou não compreenderam a questão. As respostas demonstraram tendência heterogênea e apresentaram vários conceitos subjetivos diferenciados. Constatou-se, no resultado final, que os docentes interpretam e compreendem nitidamente a maioria dos sintomas contemporâneos, potencializando resistência diante das tendências pós-modernas. Esses enfatizaram que a atitude reflexiva pode gerar fortalecimento do processo identi- tário e possíveis mudanças consistentes. Concluiu-se que, por meio da atuação profissional, os professores podem interferir no pensamento do estudante e fomentar uma reflexão que dificulte a instalação dos sintomas contemporâneos no modo de viver desse aluno, fortalecendo a constituição da subjetividade do sujeito.
Palavras-chave: pós-modernidade; subjetividade; construção.
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