MARKETING POLÍTICO: ESCOPO TEÓRICO, FERRAMENTAS E APLICAÇÕES

Claudemira Idalea dos Santos, Marcos Inácio Severo de Almeida

Resumo


Com a prática do marketing político e todas as suas ferramentas, o indivíduo, como figura política, é capaz de ter visibilidade pública e reper­cussão positiva de sua imagem e de seus interesses perante o cenário público. O planejamento, a formulação, a implementação e o controle estratégico têm que estar presentes desde a campanha até o fim do mandato persuadindo e gerando novas idéias para que esse tenha sucesso, como executar a campa­nha eleitoral deforma clara e objetiva, com planos estratégicos bem traçados, com as definições de metas, oportunidades e ameaças, seleção de idéias de campanha e escolha dos meios de comunicação. A qualidade do posicionamento emocional, a comunicação interpessoal e o posicionamento da imagem fazem com que o político mostre sua boa apresentação e colha bons frutos. O relacionamento bem sucedido entre o político e o seu eleitor, de forma simplificada trará o sucesso e a confiança dos demais, não só do eleitor, mas também dos adversários políticos. Com todas essas ferramentas, é possí­vel estruturar a prática do marketing político de maneira organizada, com o objetivo de executar tarefas políticas saudáveis.

Palavras-chave: marketing político; marketing eleitoral; marketing pessoal; marketing de relacionamento.


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