HÁBITOS ALIMENTARES EA RELAÇÃO COM O CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CA JURI, MG

Vanessa de Paula Teixeira Fernandes, Thamyres Martins Gomes Macedo, Rosângela Diogo, Liriane Pereira, Maria da Conceição Rosado Batista, Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho

Resumo


O estado nutricional é um excelente indicador da saúde de crianças, e o ambiente escolar se torna propício para esse monitoramento, já que o acesso à escola está praticamente universalizado. Este trabalho teve como objetivos avaliar o estado nutricional de crianças na faixa etária de quatro a 12 anos de uma escola municipal e investigar essa relação com os hábitos alimentares. A amostra foi composta por 39 alunos. Foram coletadas medidas antropométricas para caracterização do IMC, que foi analisado por sexo e idade. Avaliaram-se pontos de corte do escore-z para peso para idade, estatu­ra para idade e IMC para idade. Utilizou-se o questionário de freqüência alimentar. Para o processamento dos dados, foi usado o Epi-info versão 6.0, com teste qui-quadrado para a comparação de prevalência. Com relação ao IMC/I, 5,1% apresentaram-se baixo; 43,6%, com IMC adequado/I; 20,58%, vigilância para IMC/I elevado; e 30,8%, com excesso de peso. Pelo teste qui- quadrado, observou-se relação de consumo de guloseimas com o IMC/I, 48,64% apresentaram com excesso de peso; 45,94%, eutróficos; e 5,4%, des­nutrido. Já o consumo de leite e derivados pela E/I, 69,23% fazem o consumo e apresentaram adequado; e 3,9% apresentaram adequado, mas não conso­mem leite. Dos 28,20% que encontram-se com baixa E/I, 3,9% não fazem uso de leite. Com relação P/Ie consumo de refrigerantes, 28,2% apresentaram-se com excesso de peso e 10,25% com baixo peso para a idade. De acordo com os dados, é necessário implementar ações de educação nutricional que visam solucionar, prevenir problemas e desenvolver hábitos saudáveis.

Palavras-chave: estado nutricional; alimentação; educação nutricional.


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