HÁBITOS ALIMENTARES EA RELAÇÃO COM O CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CA JURI, MG
Resumo
O estado nutricional é um excelente indicador da saúde de crianças, e o ambiente escolar se torna propício para esse monitoramento, já que o acesso à escola está praticamente universalizado. Este trabalho teve como objetivos avaliar o estado nutricional de crianças na faixa etária de quatro a 12 anos de uma escola municipal e investigar essa relação com os hábitos alimentares. A amostra foi composta por 39 alunos. Foram coletadas medidas antropométricas para caracterização do IMC, que foi analisado por sexo e idade. Avaliaram-se pontos de corte do escore-z para peso para idade, estatura para idade e IMC para idade. Utilizou-se o questionário de freqüência alimentar. Para o processamento dos dados, foi usado o Epi-info versão 6.0, com teste qui-quadrado para a comparação de prevalência. Com relação ao IMC/I, 5,1% apresentaram-se baixo; 43,6%, com IMC adequado/I; 20,58%, vigilância para IMC/I elevado; e 30,8%, com excesso de peso. Pelo teste qui- quadrado, observou-se relação de consumo de guloseimas com o IMC/I, 48,64% apresentaram com excesso de peso; 45,94%, eutróficos; e 5,4%, desnutrido. Já o consumo de leite e derivados pela E/I, 69,23% fazem o consumo e apresentaram adequado; e 3,9% apresentaram adequado, mas não consomem leite. Dos 28,20% que encontram-se com baixa E/I, 3,9% não fazem uso de leite. Com relação P/Ie consumo de refrigerantes, 28,2% apresentaram-se com excesso de peso e 10,25% com baixo peso para a idade. De acordo com os dados, é necessário implementar ações de educação nutricional que visam solucionar, prevenir problemas e desenvolver hábitos saudáveis.
Palavras-chave: estado nutricional; alimentação; educação nutricional.
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