DETERMINANTES DO SOBREPESO E OBESIDADE EM OPERADORAS DE TELEMARKETING

Isabel Cristina de Oliveira Almeida Vila, Glauce Dias da Costa, Maria da Conceição Rosado Batista

Resumo


O sobrepeso pode ser definido como excesso de peso corporal e a obesidade como excesso de gordura corporal, ambos são fatores de risco para a maioria dai doenças crônicas. Contudo, apesar de serem problema de saúde pública, os estudoi relacionando condições de trabalho e a prevalência em trabalhadores brasileiros, en, gemi, são poucos freqüentes. Objetivou-se identificar variáveis potencialmentt associadas ao sobrepeso e à obesidade em operadoras de telemarketing de uma emprese em Viçosa, MG. A metodologia deu-se por estudo transversal, envolvendo 101 trabalhadoras. Utilizou-se o índice de Massa Corporal (IMC) e a Circunferência dc Cintura (CC) para identificar o estado nutricional. Os dados foram obtidos por meie de entrevista e aplicação de questionário estruturado. Todas as variáveis foram cruzadai com o IMC e a CC, utilizando-se a análise de variância (Anova) com significância c 5%. Do total de mulheres, 34,4% apresentaram sobrepeso ou obesidade, estande associados à idade da menarca menor de 12 anos, à insatisfação com o hábito alimentar, à ansiedade gei~ada no trabalho e a influência da ansiedade no consumo alimentar. A obesidade abdominal foi verificada em 21,9% sendo associada positivamente ao estade civil, particularmente entre as casadas ou amasiadas. Concluiu-se que mudanças noi hábitos alimentares e na forma de organização do trabalho devem ser estimuladas, c fim de evitar ou tratar o sobrepeso e a obesidade.

Palavras-chave: sobrepeso; obesidade; telemarketing.


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