ANÁLISE DA AUTOIMAGEM CORPORAL DAS OPERADORAS DE TELEMARKETING

Isabel Cristina de Oliveira Almeida Vila, Glauce Dias da Costa, Maria da Conceição Rosado Batista

Resumo


A imagem corporal é o resultado da autopercepção da forma corporal elaborada pelo indivíduo, composta por fatores psicológicos, sociais, e biológicos. Os fatores psicossociais adquirem maior relevância no desenvolvimento emocional e social ajustado ou na organização distorcida da imagem corporal. A insatisfação relacionada ao peso muitas vezes pode estar associada a uma imagem corporal depreciativa, assim como à ênfase cultural na magreza e ao estigma social atribuído aos que neste padrão não se encaixam como os obesos. Objetivou-se avaliar a percepção e satisfação corporal em operadoras de telemarketing de uma empresa em Viçosa, MG. O estudo foi transversal envolvendo, 105 trabalhadoras. Utilizou-se o índice de Massa Corporal (IMC) para identificar o estado nutricional. Para a verificação da imagem corporal foi usada a escala de figuras de silhuetas. Foi solicitada a cada trabalhadora a escolha de uma figura que melhor representasse sua silhueta atual (SA) e a silhueta desejada (SD). A diferença entre SA e SD indicou a satisfação corporal. Nos grupos de sobrepeso (65,38%) e obesidade (90%) foram constatadas superestimação do tamanho corporal, enquanto a insatisfação corporal por excesso foi verificada tanto nesses grupos (97,22%) como no eutrófico (52,18%). Concluiu-se que a análise da autoimagem, por meio da escala, deve ser utilizada com cautela, pois o padrão de beleza da magreza, imposto pela sociedade e veiculado pela mídia, afetou as mulheres, independentemente do estado nutricional.

Palavras-chave: sobrepeso; obesidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.