CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANAS DO LEITE CRU REFRIGERADO CAPTADO EM TRÊS LATICÍNIOS DA REGIÃO DA ZONA DA MATA (MG)

Gilmara Cláudia Bordoni Silva, Ricardo Celes Maia, Adriano França da Cunha, Lauro Henrique Mendonça Fonseca, Sérgio Luiz Matioli Junior

Resumo


O leite é um alimento de grande importância nutricional esocioeconômica, no entanto sua qualidade é fator que limita sua comercializaçãoe seu consumo. O objetivo deste trabalho foi comparar o número de célulassomáticas e bacterianas do leite cru refrigerado de diferentes propriedades ruraisque fornecem leite para três laticínios da região da Zona da Mata mineira (MG).Amostras de leite refrigeradas e conservadas foram enviadas para o laboratório daEMBRAPA, em Coronel Pacheco, MG, onde foram analisadas quanto ao númerode células somáticas e bacterianas contadas em equipamento eletrônico, por meiode citometria de fluxo. Os resultados foram submetidos à análise não paramétricade Kruskal Wallis, em nível de 5% de significância. Um laticínio apresentou menormédia de células somáticas e o outro, menor média de células bacterianas no leitecru refrigerado. O número de células somáticas do leite reflete a quantidade deanimais com mastite no rebanho, o que pode ser prevenido por meio de medidascomo rotina de ordenha, higiene de equipamentos e alimentação adequada. Já ode células bacterianas indica a necessidade de ordenha higiênica e refrigeraçãoapropriadas. As médias de células somáticas das amostras de leite cru, dos trêslaticínios, estavam em conformidade com a legislação vigente do MAPA, mas amédia de células bacterianas estava fora do padrão estabelecido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.