AS RELAÇÕES ENTRE MÍDIA E PÓS-MODERNIDADE NA VISÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE DE VIÇOSA, MG

Lênia Momesso César Almeida, Carla S. Coutinho Amaral, Sérgio Domingues, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca

Resumo


A pós-modernidade, conhecida por outros termos como mundocontemporâneo, tem apresentado novos contextos biopsicossociais. Novos modosde ser têm surgido e afetado a constituição da subjetividade humana, fazendoemergir novos sujeitos. Este projeto de pesquisa teve como pano de fundo o vídeointitulado “Qualidade de Vida no Mundo Contemporâneo” (2004), produzidopelo Espaço Cultural CPFL, em Campinas, SP, com a participação de intelectuaisespecialistas em diferentes áreas de conhecimento. O vídeo apresenta umpainel temático com pensamentos e reflexões sobre os sintomas do mundocontemporâneo, como individualismo, consumismo, degradação do meio ambiente,hedonismo e narcisismo. Compreender a interpretação desses sintomas por partedos docentes das instituições de ensino superior do município de Viçosa, MGfoi o objetivo principal deste estudo, uma vez que a cidade possui forte ênfaseeducacional e desenvolvimento científico. Percebeu-se que onde há uma ênfasecientífica e um panorama educacional que valoriza a pesquisa e a formaçãoprofissional, os professores apresentam um potencial para influenciar e exercerpapel transformador no meio estudantil.

Palavras-chave: discentes, docentes, mídia, pós-modernidade, subjetividade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.