RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA DE RECONHECIMENTO AUDITIVA E VISUAL E DIGITOS SPAM: VALIDADE CONVERGENTE

Laís Lopes de Freitas, Nelimar Ribeiro de Castro, Nathália Batalha Paradelas, Lívia Martins

Resumo


A memória de reconhecimento é a capacidade para identificar umestímulo. Os Testes de Memória de Reconhecimento Auditiva e Visual, objetosde estudo deste trabalho, epresentam exemplos da memória de reconhecimentopor associação. Em ambos utilizam-se itens de categorias semânticas diversas. Oobjetivo foi buscar por evidência de validade convergente e por grupos extremospara o TEM-V(Teste de Memória Visual Infantil) e TEM-A(Teste de MemóriaAuditiva Infantil) e a relação com o Dígito, subteste da Escala de InteligênciaWeschler para Crianças (WISC-III). A aplicação foi individual totalizando 87estudantes entre 6 e 16 anos. Foram utilizados estatísticas descritivas e análisesPearson e o Teste t de Student. Os resultados obtidos demonstraram que oTEM-A foi mais discriminativo do que o TEM-V. Quanto à distribuição doDígitos, observa-se que o Ordem Direta obteve distribuição mais homogênea doque o Ordem Inversa. Além de apresentarem resultados significativos entre si,não foi possível afirmar que o TEM-V e TEM-A sejam adequados à faixa etáriaavaliada.

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