MONITORIA EM INTRODUÇÃO À MECÂNICA DOS SÓLIDOS: INSTRUMENTO DE MELHORIA NA QUALIDADE DO ENSINO EM ENGENHARIAS

Paula Cristina Silva Santos, Svetlana Fialho Soria Galvarro

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo a importância da
monitoria de Introdução à Mecânica dos Sólidos. A disciplina de
Introdução à Mecânica dos Sólidos é um importante componente
curricular teórico do curso de Engenharia Química e Ambiental,
com carga horária prática bastante significativa, visa proporcionar
o desenvolvimento da habilidade do acadêmico na análise crítica
e resolução de problemas concretos, integrando conhecimentos
multidisciplinares e viabilizando o estudo de modelos abstratos
e sua extensão genérica a novos padrões e técnicas de solução.
Propõe-se aplicar conceitos de disciplinas tais como Geometria
Analítica, Cálculo básico e Física Geral na abordagem e solução
de problemas relacionados ao comportamento do sólido rígido
submetido a um sistema de forças qualquer, fazendo-se ênfase no
estudo de casos tridimensionais. Nesse projeto, novas atividades
teóricas, desenvolvimento de novas fórmulas, organização quanto
à aplicação dos conceitos teóricos puderam ser desenvolvidas e
aliadas ao suporte oferecido pela monitoria, visando uma melhoria
na comunicação quanto à apresentação de problemas e proposição
de soluções, apontados pelos discentes à coordenação da disciplina,
sempre com vistas a uma melhoria no aprendizado e desempenho
acadêmico. Com isso, a monitoria é uma ferramenta imprescindível
para melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem da
graduação no âmbito da disciplina de Introdução à Mecânica dos
Sólidos.


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