A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO E A EDUCAÇÃO: ANÁLISE INSTITUCIONAL A PARTIR DA ARQUITETURA DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Paulo Emílio Gomes Nobre, Adriano de Souza Alves

Resumo


Percebe-se que a organização escola, através do processo
“ensino- aprendizagem” conduz os agentes a uma alienação do
“não-saber”, de não conhecer quais são as condições reais em que
se está ensinando. Trata-se do que se costuma chamar de alienação
através da ideologia. Há um doutrinamento que acontece por
parte da classe dominante que transmite uma definição de mundo,
uma noção do processo de aprendizagem, de objetivos de vida, dos
valores e do sentido da existência destes agentes. Existem muitas
formas de doutrinação. Este trabalho tem como objetivo mostrar
como a arquitetura de uma organização tem uma grande influência
no processo de institucionalização dos agentes que ali operam, de
manutenção e imposição de uma ideologia dominante. Na organização
em questão as questões que ficaram mais evidentes a partir da sua
estrutura física são relacionados à falta de planejamento, espaço,
privacidade, convivência, dificuldade na comunicação e articulação,
reforço de posições hierárquicas e de autoridade e desconsideração
com o corpo discente.


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