COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DO GESTOR PÚBLICO: ESTUDO DE CASO COM UM PREFEITO DO INTERIOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Larissa de Oliveira Pena, Iara Tatiara dos Santos Couto, Daiane Miranda de Freitas

Resumo


O presente trabalho tem como intuito identificar as
competências de liderança ideais que um gestor municipal deve
possuir para desempenhar o cargo de prefeito de forma qualificada e
vindo a contribuir com uma nova forma de gerenciar o setor público.
Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com aplicação de
uma entrevista semiestruturada, previamente aprovada por dois
peritos. Os resultados da entrevista revelam que para gerenciar
um setor público todas as dimensões tem seu papel de destaque,
entretanto, a ênfase na dimensão Colaborar foi a de maior
predominância, ressaltando que para gerir uma esfera municipal
é preciso da participação e colaboração tanto dos servidores
quanto da população, e que a escuta e o diálogo são ferramentas
imprescindíveis para conseguir realizar uma gestão eficiente.


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