ANÁLISE DO CONHECIMENTO ACERCA DE RÓTULOS NUTRICIONAIS DE PRODUTOS COMERCIALIZADOS EM UM SUPERMERCADO DE VIÇOSA-MG
Resumo
Simultaneamente ao avanço da produção de alimentos
industrializados, os consumidores têm se preocupado em adquirir
alimentos com qualidade, incluindo atributos como sabor,
conteúdo nutricional e segurança alimentar, e a fonte mais
direta dessas informações são os rótulos dos produtos. O objetivo
foi analisar os conhecimentos acerca dos rótulos nutricionais de
produtos comercializados em um supermercado de Viçosa-MG. Os
participantes foram caracterizados quanto ao perfil social e ao hábito
de leitura dos rótulos nutricionais; compreensão das informações,
dificuldades mais frequentes quanto à leitura e influência das
informações na escolha dos produtos. A coleta dos dados se deu por
meio de questionário. O perfil dos 60 entrevistados era de idade
mais expressiva, 31,7% (n=19), era composta por jovens adultos
com idade entre 18 e 26 anos. A maioria dos entrevistados eram
mulheres (76,7%, n=46), 41,7% (n=25) com nível superior de ensino
e 55% (n=33) sem companheiro. Percebeu-se reduzido nível de
entendimento do significado e aplicação da informação nutricional
apesar de 50% (n=30) dos consumidores consultarem o rótulo às
vezes e 25% (n=15) consultarem com frequência. Esses resultados
permitem inferir que o conhecimento acerca de rotulagem
nutricional ainda é deficiente entre os entrevistados, fato que
gera a necessidade de melhorias dos meios de transmissão desse
conhecimento aos consumidores, a fim de facilitar a interpretação
dos rótulos bem como da escolha por alimentos mais saudáveis.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.