ANÁLISE DO CONHECIMENTO ACERCA DE RÓTULOS NUTRICIONAIS DE PRODUTOS COMERCIALIZADOS EM UM SUPERMERCADO DE VIÇOSA-MG

Tayuana Cristina de Souza, Guadalupe Arroyo Mariano, Mônica de Paula Jorge

Resumo


Simultaneamente ao avanço da produção de alimentos
industrializados, os consumidores têm se preocupado em adquirir
alimentos com qualidade, incluindo atributos como sabor,
conteúdo nutricional e segurança alimentar, e a fonte mais
direta dessas informações são os rótulos dos produtos. O objetivo
foi analisar os conhecimentos acerca dos rótulos nutricionais de
produtos comercializados em um supermercado de Viçosa-MG. Os
participantes foram caracterizados quanto ao perfil social e ao hábito
de leitura dos rótulos nutricionais; compreensão das informações,
dificuldades mais frequentes quanto à leitura e influência das
informações na escolha dos produtos. A coleta dos dados se deu por
meio de questionário. O perfil dos 60 entrevistados era de idade
mais expressiva, 31,7% (n=19), era composta por jovens adultos
com idade entre 18 e 26 anos. A maioria dos entrevistados eram
mulheres (76,7%, n=46), 41,7% (n=25) com nível superior de ensino
e 55% (n=33) sem companheiro. Percebeu-se reduzido nível de
entendimento do significado e aplicação da informação nutricional
apesar de 50% (n=30) dos consumidores consultarem o rótulo às
vezes e 25% (n=15) consultarem com frequência. Esses resultados
permitem inferir que o conhecimento acerca de rotulagem
nutricional ainda é deficiente entre os entrevistados, fato que
gera a necessidade de melhorias dos meios de transmissão desse
conhecimento aos consumidores, a fim de facilitar a interpretação
dos rótulos bem como da escolha por alimentos mais saudáveis.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.