A LUDICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

David Martins Campos, Maíla Rodrigues Teixeira, Adriano de Souza Alves, Lidiana Pires

Resumo


A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética do
cromossomo 21, tendo incidência de 1 caso a cada 750 nascidos vivos.
A educação de uma criança com SD pode vir a ser uma atividade
complexa, sendo necessário um trabalho diferenciado. Atividades
lúdicas permitem ao indivíduo aprender habilidades importantes do seu
cotidiano de maneira eficaz e divertida. Desta forma, foram realizados
nove encontros em uma turma da Associação de Pais e Amigos dos
Excepcionais (APAE) de Viçosa- MG, sendo colocado em foco neste
trabalho o desenvolvimento de um aluno com SD do sexo masculino, 10
anos de idade com dificuldade de comunicação e aprendizagem. Essas
atividades eram lúdicas e compostas por conhecimentos necessários
para o cotidiano, sendo utilizada a massinha de modelar composta por
seis tipos de cores diferentes (amarelo, vermelho, azul, verde, branco,
rosa) até a quarta semana e da quinta semana a nona foi focado com
os alunos o aprendizado da forma geométricas “circulo”. O individuo
com SD se destacou por seu desenvolvimento ao longo dos encontros,
demonstrando melhorias em sua comunicação e aprendizado. Concluise
que a ludicidade do trabalho e sua repetição como forma de aumentar
as chances de abstração do que era ensinado ao longo dos encontros
semanais contribuiu para o desenvolvimento da comunicação e
aprendizado do indivíduo com SD.


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